Pular para o conteúdo principal

Alcantarenses ganham teatro de arena e cinema no Centro

Alcantarenses ganham teatro de arena e cinema no Centro: "


Alcântara - Quem visita o município de Alcântara percebe seis edificações reformadas, entre os prédios históricos que integram o conjunto arquitetônico da sede do município. Entregues pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os prédios foram recuperados com recursos que totalizam R$ 1 milhão, dinheiro do Programa Monumenta (Ministério da Cultura), que, entre outros objetivos, apóia financeiramente o restauro de acervos históricos tombados. g


As obras foram entregues sábado (17) em solenidade com a apresentação de caixeiras do Divino e a presença de autoridades municipais, como o prefeito Raimundo Soares; estaduais, como o deputado estadual Arnaldo Melo, o secretário de Estado da Cultura, Luís Henrique Bulcão, e o deputado Gastão Vieira, além da superintendente do Iphan, Kátia Bogéa.


Cinema - A primeira obra a ser entregue pelo Iphan foi o Cine Culturarte, uma mistura de teatro e cinema, que funciona no prédio do antigo matadouro da cidade. Por lá, os alcantarenses terão a oportunidade de conhecer a beleza da Sétima Arte em uma sala de exibição com capacidade para 50 pessoas. No teatro, construído em forma de arena, a capacidade nas arquibancadas é de 150 pessoas.
“Hoje inauguramos um espaço propício ao entretenimento e que dará oportunidade às crianças, jovens, adultos, inclusive idosos, de ampliar seu universo, assistir a espetáculos teatrais, a filmes e participar de outras atividades que serão idealizadas pela Secretaria Municipal de Cultura. Dessa maneira, ganha Alcântara e todos os alcantarenses”, destacou o prefeito.


Raimundo Soares disse que a administração municipal estará em contato com a comunidade para definir a programação do Cine Culturarte. “Vamos fazer tudo em comum acordo com o povo de Alcântara”, reforçou.


Outros prédios - Depois da inauguração do Cine Culturarte, foi a vez da Casa de Cultura, imóvel do Governo do Estado recuperado pelo Iphan e cedido à Prefeitura para abrigar as secretarias de Cultura e Agricultura e o Telecentro de Alcântara; do casarão nº 15, situado na Praça da Matriz; do Museu Histórico; da Casa de Câmara e Cadeia, onde funciona a Prefeitura e a Câmara Municipal e, finalmente, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde aconteceu o lançamento do livro-CD das caixeiras do Divino Espírito Santo. A solenidade foi encerrada em clima de confraternização no restaurante Palácio dos Nobres.


“Não apenas o povo de Alcântara ganha com a recuperação dos prédios, mas todo o Patrimônio Histórico Nacional. Será o início de uma série de recuperações de prédios históricos que ocorrerão na atual gestão. Assim, com o conjunto arquitetônico restaurado e com funcionalidade, a cidade ganhará vida nova, sendo ainda mais admirada por todos que aqui chegam”, comentou Gastão Vieira.


O deputado Arnaldo Melo destacou a restauração dos prédios como um esforço conjunto do Iphan, do Ministério da Cultura e da administração municipal para preservar a beleza do conjunto arquitetônico de Alcântara e elevar a auto-estima dos alcantarenses.
Programa


- O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social. Atua em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


- A proposta é agir de forma integrada em cada um desses locais, promovendo obras de restauração e recuperação dos bens tombados e edificações localizadas nas áreas de projeto. Além de atividades de capacitação de mão-de-obra especializada em restauro, formação de agentes locais de cultura e turismo, promoção de atividades econômicas e programas educativos.


- O Monumenta, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), procura garantir condições de sustentabilidade do patrimônio.
"FONTE: BLOG MARANHÃO MARAVILHA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l