Alcantarenses ganham teatro de arena e cinema no Centro

Alcantarenses ganham teatro de arena e cinema no Centro: "


Alcântara - Quem visita o município de Alcântara percebe seis edificações reformadas, entre os prédios históricos que integram o conjunto arquitetônico da sede do município. Entregues pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os prédios foram recuperados com recursos que totalizam R$ 1 milhão, dinheiro do Programa Monumenta (Ministério da Cultura), que, entre outros objetivos, apóia financeiramente o restauro de acervos históricos tombados. g


As obras foram entregues sábado (17) em solenidade com a apresentação de caixeiras do Divino e a presença de autoridades municipais, como o prefeito Raimundo Soares; estaduais, como o deputado estadual Arnaldo Melo, o secretário de Estado da Cultura, Luís Henrique Bulcão, e o deputado Gastão Vieira, além da superintendente do Iphan, Kátia Bogéa.


Cinema - A primeira obra a ser entregue pelo Iphan foi o Cine Culturarte, uma mistura de teatro e cinema, que funciona no prédio do antigo matadouro da cidade. Por lá, os alcantarenses terão a oportunidade de conhecer a beleza da Sétima Arte em uma sala de exibição com capacidade para 50 pessoas. No teatro, construído em forma de arena, a capacidade nas arquibancadas é de 150 pessoas.
“Hoje inauguramos um espaço propício ao entretenimento e que dará oportunidade às crianças, jovens, adultos, inclusive idosos, de ampliar seu universo, assistir a espetáculos teatrais, a filmes e participar de outras atividades que serão idealizadas pela Secretaria Municipal de Cultura. Dessa maneira, ganha Alcântara e todos os alcantarenses”, destacou o prefeito.


Raimundo Soares disse que a administração municipal estará em contato com a comunidade para definir a programação do Cine Culturarte. “Vamos fazer tudo em comum acordo com o povo de Alcântara”, reforçou.


Outros prédios - Depois da inauguração do Cine Culturarte, foi a vez da Casa de Cultura, imóvel do Governo do Estado recuperado pelo Iphan e cedido à Prefeitura para abrigar as secretarias de Cultura e Agricultura e o Telecentro de Alcântara; do casarão nº 15, situado na Praça da Matriz; do Museu Histórico; da Casa de Câmara e Cadeia, onde funciona a Prefeitura e a Câmara Municipal e, finalmente, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde aconteceu o lançamento do livro-CD das caixeiras do Divino Espírito Santo. A solenidade foi encerrada em clima de confraternização no restaurante Palácio dos Nobres.


“Não apenas o povo de Alcântara ganha com a recuperação dos prédios, mas todo o Patrimônio Histórico Nacional. Será o início de uma série de recuperações de prédios históricos que ocorrerão na atual gestão. Assim, com o conjunto arquitetônico restaurado e com funcionalidade, a cidade ganhará vida nova, sendo ainda mais admirada por todos que aqui chegam”, comentou Gastão Vieira.


O deputado Arnaldo Melo destacou a restauração dos prédios como um esforço conjunto do Iphan, do Ministério da Cultura e da administração municipal para preservar a beleza do conjunto arquitetônico de Alcântara e elevar a auto-estima dos alcantarenses.
Programa


- O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social. Atua em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


- A proposta é agir de forma integrada em cada um desses locais, promovendo obras de restauração e recuperação dos bens tombados e edificações localizadas nas áreas de projeto. Além de atividades de capacitação de mão-de-obra especializada em restauro, formação de agentes locais de cultura e turismo, promoção de atividades econômicas e programas educativos.


- O Monumenta, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), procura garantir condições de sustentabilidade do patrimônio.
"FONTE: BLOG MARANHÃO MARAVILHA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos