Pular para o conteúdo principal

Aciaria deverá estar pronta em 11 meses

Aciaria deverá estar pronta em 11 meses: "

As obras da Aciaria Gusa Nordeste, que está sendo construída no município de Açailândia, no sul do Maranhão, seguem aceleradas e a previsão é de que estejam concluídas no fim de março do próximo ano. Atualmente, as obras empregam diretamente mais de 500 pessoas, das quais 95% são maranhenses.

Nos próximos 11 meses, os picos de empregos a serem criados pelo empreendimento serão em agosto e setembro, quando empregará 1,3 mil e 1 mil trabalhadores, respectivamente.

A implantação do empreendimento também está movimentando a economia local. A aciaria já tem os serviços de cerca de 20 empresas locais prestadoras de serviço, entre elas a Construtora Sagitário e Molifer.

“Além de praticamente a totalidade dos trabalhadores ser de maranhenses, quase 100% deles são pessoas do próprio município de Açailândia e proximidades, que recuperaram os empregos perdidos durante a crise econômica mundial que atingiu o setor siderúrgico de ferro-gusa. Isso demonstra apenas uma parte da importância desse projeto para essa região, que sempre teve destaque no estado como o 2º maior PIB estadual, e 2ª maior arrecadação de ICMS”, destacou o presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro-Gusa do Estado do Maranhão (Sifema), Cláudio Azevedo.

Para o diretor da Aciaria Gusa Nordeste, Ricardo Carvalho, a visita da comitiva da governadora Roseana Sarney, realizada há duas semanas às obras da aciaria, confirmou a aprovação do projeto pelo governo estadual. “Sentimos orgulho em receber a governadora, principalmente porque vimos o interesse do governo com o desenvolvimento socioeconômico do estado”, disse o diretor.

Carvalho assinalou como ponto mais positivo da visita a renovação do compromisso do governo estadual em apresentar uma solução para o grande problema que a aciaria enfrenta para a viabilidade de sua operação: o abastecimento de energia elétrica para o empreendimento. Com uma capacidade de produção na primeira etapa de até 600 mil toneladas de tarugos de aço, a aciaria demandará o consumo de 90 MWh de energia elétrica.

Siderúrgicas – A implantação da Aciaria Gusa Nordeste tem sido acompanhada com muita expectativa pelo setor de ferro-gusa maranhense, que tem enfrentado, desde o segundo semestre de 2008, os efeitos da crise econômica mundial, que afetou profundamente seu principal mercado consumidor, os Estados Unidos.

Para Ricardo Carvalho, a instalação da aciaria - além dos benefícios sociais de geração de emprego e renda para a população de Açailândia e de pólos produtores de carvão vegetal, como Grajaú e Barra do Corda - fortalecerá a indústria de ferro-gusa maranhense, diminuindo sua dependência do mercado externo. “Além disso, o nosso ferrogusa terá um valor agregado no mercado, após o beneficiamento em aço”, acrescentou o diretor da Aciaria Gusa Nordeste.

Outro destaque da futura relação comercial entre a aciaria e as siderúrgicas de ferro-gusa é a produção do chamado “aço verde”, conseqüência do investimento ambiental realizado pelo pólo siderúrgico maranhense em reflorestamento de áreas degradadas com eucalipto para produção sustentável de carvão vegetal.

O presidente do Sifema, Cláudio Azevedo, ressaltou que as siderúrgicas maranhenses investiram no reflorestamento de áreas de pastagens degradadas com florestas produtivas - à base de eucaliptos - e em tecnologias para tornar o processo mais eficiente e garantir o controle de suas emissões de gases na atmosfera.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l