Pular para o conteúdo principal

Para ouvidor, tortura e morte em prisões no Maranhão ocorrem por omissão do Poder Público

Para ouvidor, tortura e morte em prisões no Maranhão ocorrem por omissão do Poder Público: "Brasília – A impunidade é o principal motivo para o crescente registro de mortes e torturas de detentos em presídios no Maranhão, avaliou nesta segunda-feira (29/3) o ouvidor de Segurança Pública do estado, José Ribamar Araújo.

Segundo ele, quase 40 mortes foram registradas nos três últimos anos. “Muitas dessas sequer se transformam em inquérito. Não houve responsabilização criminal” afirma.

Para o ouvidor maranhense, as ausências de atuação do Ministério Público e da Justiça acabam favorecendo a reincidência, “transformando um crime que é imprescritível em crime impune”, disse, lembrando que as leis internacionais e brasileiras condenam a prática de tortura.

Entre os casos denunciados, ele lembra de uma execução ocorrida em uma delegacia na qual, em 12 horas, os presos de uma gangue rival serraram a cela da vítima até capturá-la e assassiná-la. “Algumas vezes a omissão de socorro é uma conivência clara e manifesta”, assinala José Ribamar Araújo.

A situação de presos no Maranhão, segundo Araújo, repete o quadro verificado em outras unidades da federação onde há superlotação, delegacias servindo de presídio, violência dos detentos, violência contra os detentos, conivência de policiais e agentes carcerários e omissão do Poder Público.

Outra denúncia feita pelo ouvidor maranhense é a de que a polícia tem forçado despejos em cidades e no meio rural, e conta com ajuda de milícias particulares.

“Existe um cumprimento crescente de liminares sob a máxima que 'lei não se discute, se cumpre'. O problema é que muitos cumprimentos de liminares se dão com desvio de conduta. Boa parte das ações de despejo são apoiadas por milícias particulares, segurança privada e pistoleiros”, alerta citando casos ocorridos, por exemplo, em áreas de quilombos no sul do Maranhão. Segundo o ouvidor, a ordem liminar de despejo ocorre sem que os juízes visitem as áreas.

De acordo com José Ribamar Araújo, nas cidades também são dadas ordens de despejos de forma irregular. Ele lembra de um despejo na Vila Bob Kennedy, em São Luís, ordenado por uma juíza parente de uma das partes interessada. “Só depois do despejo ela [juíza] se declarou impedida."

Para chamar atenção do país, José Ribamar Araújo levou ao Maranhão o ouvidor nacional da Secretaria Direitos Humanos da Presidência da República, Fermino Fecchio; e o ouvidor substituto do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, Thiago Machado. O ouvidor maranhense espera que seus colegas de Brasília “ajudem no monitoramento do processo de denúncia, formalização e de responsabilização do Poder Público em todas as instâncias”.

Nesta terça-feira (30/3), o ouvidor levará a equipe formada por representantes da Secretaria de Direitos Humanos e do Ministério da Justiça ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas e ao Centro de Reclusão, Ressocialização e Inclusão Social da Mulher Apenada, o "Crisma", onde, segundo ele, há uma experiência prisional exitosa, “que prova que, onde há boa vontade e há seriedade, mesmo com pouco recurso, é possível fazer diferente”." FONTE:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/03/29/brasil,i=182780/PARA+OUVIDOR+TORTURA+E+MORTE+EM+PRISOES+NO+MARANHAO+OCORREM+POR+OMISSAO+DO+PODER+PUBLICO.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l