A falta da oposição ou a oposição faz falta

A falta da oposição ou a oposição faz falta: "

A oposição é fundamental no aprimoramento do processo político e da democracia. A fiscalização e as cobranças constantes da oposição permitem a correção de rumos, evitam erros e induzem novos esforços dos governos.

Os altos níveis de aprovação do governo Lula podem, em parte, ser creditados a oposição Demo-tucana. Eles tornaram dificílimo fazer oposição ao governo. O alinhamento com os interesses de uma ínfima parcela da população leva a oposição Demo-tucana a se contrapor aos projetos sociais, ao Programa Minha Casa Minha Vida, ao PAC e aos investimentos públicos, sempre saudosa do projeto neoliberal e da política de inserção subordinada aos interesses estadunidenses na ordem global.

Essa conjuntura pauta e simplifica o debate entre aliados e adversários do governo Lula. As posições Demo-tucanas são tão antipopulares que o medo de retrocesso acaba por inibir maiores críticas ao governo. E não faltam motivos para tanto. Vamos tomar como exemplo o Programa Minha Casa Minha Vida que representou uma enorme avanço em relação ao descaso da política habitacional dos governos FHC. Todavia, o programa está excessivamente focado na indução de crescimento econômico, com pouca preocupação urbanística, ambiental e com o planejamento das regiões metropolitanas. Parece faltar uma visão integrada, o que poderá causar problemas futuros. Além disso, poderíamos discutir se estamos ou não incentivando a criação de um bolha no mercado imobiliário nacional.

Mas a oposição Demo-tucana não esta preocupada com esses assuntos. Assim como não lhe interesse propor e cobrar alterações na legislação tributária que desonerem o consumo ou tornem o Imposto de Renda um pouco mais justo com a classe média nacional, por exemplo. Basta ler as manifestações da oposição para ver. Eles são contra os programa sociais, afirmam que esses programas são meras peças de publicidade e, os mais exaltados, até afirmam que irão extinguir essas políticas.

Enquanto a alternativa ao lulismo for representada por essa oposição, os níveis de aprovação do governo estão garantidos.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

“Nunca fui e jamais serei condenado pela justiça”, afirma Hildo Rocha em resposta a boatos