Pular para o conteúdo principal

Você precisa participar de redes sociais?

Você precisa participar de redes sociais?: "

social_networks


Conversa vai, conversa vem, e o assunto vai parar no Facebook. Um colega comenta que a rede social já é o segundo site mais visitado nos Estados Unidos. Uma colega faz cara de tédio e diz que não participa de nada disso porque não gosta. Outra comenta que tem um perfil, mas só para cuidar da sua fazendinha virtual. Ao que a colega anti-rede social pergunta: “Mas eu preciso participar de redes sociais?”


Taí uma pergunta interessante. No caso dela, jornalista, fui tachativo: precisa, sim. Redes sociais há tempos deixaram de ser álbum de figurinhas virtuais de amigos em que quem tem mais contatos é mais popular. Evoluíram para canais de informação em que fatos e dados surgem em tempo real. Portanto, para quem tem informação como matéria prima de seu trabalho, é quase essencial, eu diria. Mas e para não-jornalistas?


A mesma regra se aplica. Quer estar não só bem informado, mas atualizado? Vai agora abrir uma conta no Facebook/Orkut e no Twitter.


Jornal é notícia de ontem. Para ver o que está acontecendo, também há sites, diriam aqueles contrários à minha idéia. Mas sites precisam ser visitados. Requerem ir lá em busca da informação. O bom de redes sociais é que a informação vai até você, quase sem esforço, a não ser pela necessidade de seguir os veículos e pessoas certas, para que tudo não vire ruído – tema que vou abordar em outro post.


“Mas eu posso só ter uma conta? Precisa postar?”, questiona a colega.


Precisar não precisa. Mas é recomendável. Mais do que um canal de informação, redes sociais são ótimas para TROCA de informação. Você comenta sobre um assunto, alguém responde com um link interessante. Alguém tem uma dúvida, você dá a resposta. Amanhã é você que pode estar com dúvidas e caberá ao outro repassar a informação. É isso que torna as redes sociais um canal de informação mais dinâmico e interativo do que qualquer outro. Esse é o seu real valor.


Eu sei que redes sociais ainda são um conceito recente para a maioria da população. E seu benefício não é óbvio como o do celular e o da internet em geral. O que não pode é dizer que não gosta de rede social sem ter experimentado.


Aposto que houve quem dissesse há uma ou duas décadas que não gostava de celular ou internet, que aquilo não fazia sentido ou não tinha utilidade sem ter experimentado. Mas, se redes sociais são cada vez mais populares, não deve ser só moda. Deve ter alguma coisa de valor ali, não?


Por isso, aos céticos: vai ali dar uma twittada, adiciona uns amigos no Facebook. Nem que seja para depois dizer que não gosta, mas que não consegue largar a sua fazendinha virtual.


Leia também:


Uso do Twitter explode: 600 tweets por segundo


Seis tendências de mídias sociais para 2010


Sony Ericsson não quis fazer o smartphone do Google

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l