"Deve ser votado nesta semana projeto que torna corrupção crime hediondo

"Deve ser votado nesta semana projeto que torna corrupção crime hediondo www.jornalpequeno.com.br/2010/2/24/deve-ser-votado-nesta-semana-projeto-que-torna-corrupcao-crime-hediondo-137131.html O projeto de lei que torna a corrupção um crime hediondo, com pena de reclusão de dez a 25 anos, deve ser votado nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Como o projeto tramita em caráter terminativo, se for aprovado, segue diretamente para votação na Câmara. O texto foi apresentado em março de 2006 pela então senadora Heloísa Helena (PSOL-AL).

A proposta torna mais rigorosa a punição de quem oferece e de quem recebe vantagem indevida de 'grande proporção', capaz de ocasionar grave dano individual ou coletivo.

Heloísa Helena disse não aceitar o fato de corruptos envolvidos em desvio de recursos públicos serem libertados 'depois de um exíguo prazo de cumprimento da pena'. Ela citou também 'o alto potencial ofensivo' da corrupção à sociedade: o desvio de verbas públicas, segundo afirmou, subtrai dinheiro destinado originalmente à satisfação das necessidades básicas da população, como saúde, educação e alimentação.

O relator da proposta, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), além de recomendar a aprovação, pediu o arquivamento de outros oito projetos que, tratando de crimes hediondos, tramitavam em conjunto com o de Heloísa Helena.

No último dia 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma punição mais severa para a corrupção, ao comentar o escândalo no Distrito Federal envolvendo o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido). 'Precisamos ser mais duros com a corrupção e com o corrupto e corruptor', disse na ocasião.

(Folha Online)"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini