Pular para o conteúdo principal

Décio Sá » Blog Archive » Sarney, o golpismo e o linchamento do Nordeste

Décio Sá » Blog Archive » Sarney, o golpismo e o linchamento do Nordeste: "Sarney, o golpismo e o linchamento do Nordeste
Dom, 19/07/09
por Décio Sá |
categoria Política Nacional

Por Walter Santos*

sarney-1800709.jpgA onda interminável de super exposição do linchamento moral, não só do presidente do Senado, José Sarney, mas do Senado e Câmara Federal como instituições democráticas, tem muito mais do que jornalismo puro por trás de uma estratégia sórdida engendrada para alijar de vez atuais lideres do processo político nacional, muitos deles de origem nordestina.

Mesmo admitindo o registro de atos absurdos e inaceitáveis na estrutura gestora de áreas do Congresso Nacional, fruto de heranças hoje em fase de correção, cada vez mais parece se consolidar o sentimento frio do golpismo que, só não mais se alastra da esfera civil para a militar porque a própria Ditadura lá atrás criou mecanismo de sufocamento legal desse antigo hábito nacional.

Foi o cearense Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco que, talvez, temendo ser vitima do golpismo comum até a sua ascensão na Presidência, adotou como regra o revezamento em postos e lugares de exercício militar dos lideres nas Armas que compõem as Forças Armadas fulminando daí em diante a ‘fábrica’ de golpistas.

Não fosse esse mecanismo, certamente já teríamos terreno fértil para a elaboração de levantes, revoltas ou coisas do gênero nos quartéis, porque a desmoralização das instâncias democráticas do País parece servir também a esse pretexto inaceitável do passado nos tempos atuais.

Desde a redemocratização, é fácil de atestar vários momentos de crise no Senado ou Câmara Federal que, obstante casos de desvios a merecer punição rigorosa com até perda de mandatos, buscam apear figuras políticas sem que se afaste do cenário o notório preconceito pelo que representam.

O senador paraibano Humberto Lucena (in memorian), duas vezes presidente do Congresso Nacional, companheiro firme e leal do líder Ulisses Guimarães no enfrentamento à repressão militar, foi o primeiro da lista do linchamento de setores da mídia. Acusado de nepotista e sempre tratado preconceituosamente pela Grande Imprensa por não ter cedido a caprichos da mídia, morreu como classe média, mas até hoje ninguém pagou pelo crime de linchá-lo até seus últimos dias sem nada que desabonasse sua honra.

O alagoano Renan Calheiros entrou, na sequência, na lista do linchamento desmedido e forçoso na busca de estabelecer no imaginário nacional um sentimento de repulsa às lideranças com esse DNA Nordeste, algo facilmente atestado em qualquer conversa de família no Sudeste e, sobretudo, do Sul do Pais.

Ultimamente, desde semanas continuadas, o alvo se volta contra o senador maranhense José Sarney – um dos últimos remanescentes das gerações passadas de perfil conservador, mas, no seu caso, de contribuição inegável dada ao processo de redemocratização nacional com atitudes firmes implodindo o mesmo sentimento golpista dos corvos do Poder – condições essas ignoradas de propósito pelo mal.

A rigor, Sarney empresta – se à resistência no front de uma grande estratégia que, a despeito do momento econômico brasileiro de resultados extraordinários, tem como meta prioritária apear o maior dos alvos, muitas vezes tentado, que é o pernambucano presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o que ele representa na direção de 2010.

Em todo cenário contemporâneo, o combustível sinistro e frio como a lâmina de punhal, está no preconceito contra Nordestinos, invariavelmente ascendentes pela competência de superar adversidades, de há muito gerando esteriótipos caricaturados entre muita gente do clima temperado do Sudeste e Sul do Pais, através da super-exposição da má imagem da classe política.

É evidente que ninguém de bom senso admitirá a prevalência de maus políticos no exercício parlamentar ou administrativo de qualquer que seja a origem, mas ‘esteriotipar’ o sentimento de que político ruim tem origem no Nordeste é conceito inadmissível porque agente público de má qualidade tem em todos os Estados e regiões, por isso jamais se aceitará essa ‘onda nefasta e sutil’ contra nordestinos.

Aliás, o Brasil maduro na condução de sua democracia consolidada tem mais é que cuidar da integração nacional abolindo os personagens espúrios para vingar a presença de quem tem muito ainda para fazer pelo pais, a partir da própria classe política onde nela pontificam gente boa de todas as regiões, entre elas do Nordeste – celeiro inesgotável de talentos.

Walter Santos é jornalista, diretor executivo do Grupo WSCOM - empresa pioneira no jornalismo na WEB a partir da Paraiba e responsável pela Revista NORDESTE, importante publicação circulando nas 9 capitais da região, Rio, São Paulo e Brasília. Leia o artigo também aqui."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l