aquiles emir: "08 de julho de 2009
Empresário desafia indústria de sorvertes com Beijo Melado
Empresário do ramo de lanchonete há mais de dezoito anos, o protético Carlos Kleber Lobão Santos, 41 anos, residente em São Mateus, a 180 quilômetros da capital, decidiu enfrentar os gigantes da indústria de sorvetes – Kibom, Sorvane Nestlé e outros regionais – com o lançamento de uma marca própria, Beijo Melado, que é um fenômeno de vendas em seu município e algumas outras cidades do Mearim. Ele acredita que daqui a três anos estará em condições de disputar o mercado com mais determinação, pois sabe que qualquer iniciativa de avanço, sem planejamento, pode representar recuos que trarão danos para sua marca, seja em termos financeiros ou em credibilidade da marca.
De fato, uma das razões que levaram Kleber Lobão a criar uma marca própria de sorvete foi o descumprimento de prazo de entrega da fornecedora anterior, que por várias vezes lhe deixou sem o produto, para decepção dos clientes. Percebendo que a procura por sorvete era acentuada, Lobão decidiu partir para uma produção própria, ainda que artesanal, para suprir a falta do produto, fabricando-o num liquidificador e numa bateria caseira.
A aceitação foi tanta que teve de partir para uma máquina industrial que lhe garantia uma produção até 120 quilos de sorvetes, porém logo ficou obsoleta e hoje conta com equipamentos, financiados pelo Banco do Nordeste, que lhe garantem até 1 mil e 200 quilos.
Sabores - Um dos maiores segredos de Kleber Lobão para cativar a clientela foi a inovação. O Beijo Melado tem noventa tipos de sabores em seis linhas: frutas, chá, babaçu, cuxá, rapadura e macaxeira. O sucesso é tão grande que algumas pessoas que passam constantemente por São Mateus já levam consigo vasilhas em isopor para acomodar o sorvete, que ele comercializa em sua própria lanchonete Sorvetes e Delícias Beijo Melado, um supermercado e duas farmácias. Ele há dispõe de treze freezeres para expansão da venda, mas está aguardando algumas outras inovações que promete surpreender a concorrência.
Na linha de babaçu, por exemplo, o Beijo Melado tem sabores com mel, tapioca, água de coco etc, enquanto na chá, dispõe das variedades capim limão, mate, preto, erva cidreira, cravinho etc e na de fruta, ata, melancia e outras ainda não destadas pela grande indústria. Das inovações que mais orgulha, Kleber Lobão destaca o sorvete de cuxá, antes nunca experimentado e que é um sucesso de vendas.
Especialização - Para manter o padrão de qualidade, o empresário mantém uma receita simples: tantos litros de leite para tantos quilos de matéria prima, que recebem X quantidade de água, Y de leite e Z de açúcar. Tudo anotado e submetido à Vigilância Sanitária para confirmar a qualidade e a segurança.
Além de protético, Kleber Lobão é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Athenas Maranhense – Fama, onde apresentou a monografia de graduação seu exemplo de empreendedorismo. No momento ele faz pós-graduação em Gestão de Alimentos Seguros, pois sua determinação é dominar cada vez mais essa área, a fim de se tornar um empresário de sucesso não apenas estadual, mas nacional, se possível internacional."
Empresário desafia indústria de sorvertes com Beijo Melado
Empresário do ramo de lanchonete há mais de dezoito anos, o protético Carlos Kleber Lobão Santos, 41 anos, residente em São Mateus, a 180 quilômetros da capital, decidiu enfrentar os gigantes da indústria de sorvetes – Kibom, Sorvane Nestlé e outros regionais – com o lançamento de uma marca própria, Beijo Melado, que é um fenômeno de vendas em seu município e algumas outras cidades do Mearim. Ele acredita que daqui a três anos estará em condições de disputar o mercado com mais determinação, pois sabe que qualquer iniciativa de avanço, sem planejamento, pode representar recuos que trarão danos para sua marca, seja em termos financeiros ou em credibilidade da marca.
De fato, uma das razões que levaram Kleber Lobão a criar uma marca própria de sorvete foi o descumprimento de prazo de entrega da fornecedora anterior, que por várias vezes lhe deixou sem o produto, para decepção dos clientes. Percebendo que a procura por sorvete era acentuada, Lobão decidiu partir para uma produção própria, ainda que artesanal, para suprir a falta do produto, fabricando-o num liquidificador e numa bateria caseira.
A aceitação foi tanta que teve de partir para uma máquina industrial que lhe garantia uma produção até 120 quilos de sorvetes, porém logo ficou obsoleta e hoje conta com equipamentos, financiados pelo Banco do Nordeste, que lhe garantem até 1 mil e 200 quilos.
Sabores - Um dos maiores segredos de Kleber Lobão para cativar a clientela foi a inovação. O Beijo Melado tem noventa tipos de sabores em seis linhas: frutas, chá, babaçu, cuxá, rapadura e macaxeira. O sucesso é tão grande que algumas pessoas que passam constantemente por São Mateus já levam consigo vasilhas em isopor para acomodar o sorvete, que ele comercializa em sua própria lanchonete Sorvetes e Delícias Beijo Melado, um supermercado e duas farmácias. Ele há dispõe de treze freezeres para expansão da venda, mas está aguardando algumas outras inovações que promete surpreender a concorrência.
Na linha de babaçu, por exemplo, o Beijo Melado tem sabores com mel, tapioca, água de coco etc, enquanto na chá, dispõe das variedades capim limão, mate, preto, erva cidreira, cravinho etc e na de fruta, ata, melancia e outras ainda não destadas pela grande indústria. Das inovações que mais orgulha, Kleber Lobão destaca o sorvete de cuxá, antes nunca experimentado e que é um sucesso de vendas.
Especialização - Para manter o padrão de qualidade, o empresário mantém uma receita simples: tantos litros de leite para tantos quilos de matéria prima, que recebem X quantidade de água, Y de leite e Z de açúcar. Tudo anotado e submetido à Vigilância Sanitária para confirmar a qualidade e a segurança.
Além de protético, Kleber Lobão é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Athenas Maranhense – Fama, onde apresentou a monografia de graduação seu exemplo de empreendedorismo. No momento ele faz pós-graduação em Gestão de Alimentos Seguros, pois sua determinação é dominar cada vez mais essa área, a fim de se tornar um empresário de sucesso não apenas estadual, mas nacional, se possível internacional."
Caro Senhor, sou prof. universitario, diretor de pesquisas e orientador de teses.
ResponderExcluirAlias, tenho duas doutorandas da Universidade de Sao Luis e REcife(Fabiola Santana e Aldenora Cabral de Araujo). Autor de um soft de analise do discuro, estou a fazer com ele a analise do Livro dos 13 contos de Carlos Gaspar. Duas perguntas: 1) pode me dizer a data de publicaçao do Cono 13 contos? 2)publicaria esses estudos num suplemento literario? (Ano Fraça/Brasil).
O meu e-mail:
camlong.andre@orange.fr
Obrigado por responder.
Cumprimentos
André Camlong